Especialmente em caso de ar seco e em ambientes com ar condicionado, é comum o bebê sofrer com o nariz entupido, o que pode causar alguns incômodos, como não dormir direito, sofrer irritabilidade, além de deixar os pais preocupados. Por isso, manter o narizinho do bebê limpo e descongestionado é muito importante e o soro fisiológico é um grande aliado nessas horas. Sem efeito colateral e eficaz, o produto pode ser comprado em qualquer farmácia, sendo o mais indicado a versão 0,9% de cloreto de sódio, já que o de 3% pode irritar o nariz.
A higienização deve ser feita com muito cuidado. O ideal, segundo os médicos, é limpar as vias respiratórias do bebê todos os dias, pelo menos duas vezes, pela manhã e antes de dormir. Porém, dias de clima mais seco exigem a lavagem do nariz com mais frequência.
Como aplicar
Com a cabeça do bebê um pouco inclinada para trás, os pais devem aplicar o soro nas narinas com um conta-gotas, não devendo ser colocado na direção central do nariz e sim para fora. Após o uso, é muito importante lavar o conta-gotas corretamente antes de ser usado de novo, para evitar o crescimento de germes e bactérias. Por isso, lave-o com água corrente e sabão neutro e esterilize com água quente por alguns minutos. Depois deixe-o secando naturalmente. Quem tiver disponibilidade financeira, pode comprar os flaconetes de soro, muito mais prático e substitui a lavagem diária do conta-gotas.
Prevenção
Apesar de algumas vezes ser inevitável, há algumas formas de impedir o entupimento do nariz, como evitar mudanças térmicas frequentes, ambientes fechados e com muita aglomeração, além de deixar o bebê sem roupa após um banho quente.
Em alguns casos, a causa do nariz entupido pode ser a rinite, uma inflamação na mucosa do nariz, o que torna a higienização com soro fisiológico ainda mais importante, para evitar o contato da mucosa com os alérgenos. Já os descongestionantes nasais não são recomendados até a criança completar dois anos e, mesmo depois dessa idade, só devem ser utilizados sob a orientação do médico.
E, lembre-se, limpe o narizinho do bebê com muito cuidado, caso contrário, o tecido do nariz pode inflamar e até mesmo sangrar. Não use cotonetes e nem algodão na limpeza, pois alguns resíduos podem acabar ficando presos nas vias nasais, atrapalhando a respiração. Lavar o nariz diretamente com água também pode gerar irritação por conta da concentração mínima de micro-organismos, na água, como bactérias, amebas e outros protozoários. Portanto, a melhor saída é adotar o soro fisiológico.
Fonte: ClickBebê