Fonte: Revista Crescer
Vacina é, sem dúvida, a palavra do momento. Nunca se falou tanto sobre o tema. Para os responsáveis por crianças, as vacinas estão presentes no cotidiano e devem estar entre as suas prioridades, desde o nascimento.
“Meu filho saiu da maternidade com menos de 2 kg, e contei cada grama até que atingisse o peso ideal para poder ser vacinado. Faço questão de que a carteira de vacinação dele esteja em dia, e as datas são seguidas rigorosamente. Aqui em casa, é prioridade máxima”, disse Carolina Cayres, mãe do Fernando, de 1 ano.
O cuidado dessa mãe é mais do que justificado por fatos. Estima-se que a vacinação salvou, apenas entre 2000 e 2019, a vida de 37 milhões de crianças, de acordo com um estudo publicado em janeiro deste ano na Lancet, uma das revistas científicas mais importantes do mundo. Isso considerando apenas a vacinação infantil. Levando em conta que muitos imunizantes aplicados na infância evitam doenças também na fase adulta, esse número pode chegar a 120 milhões de vidas salvas.