As causas mais comuns da parasitose intestinal são água e alimentos contaminadas além da condição de higiene precária. Inúmeros agentes parasitários podem causar infestações intestinais, o mais conhecido é o ascaris, popularmente conhecido como lombriga, nas infestações graves pode causar obstrução intestinal e abscesso no fígado.
Oxiúrias é outro agente muito conhecido, são vermes pequenos e finos, semelhante uma linha branca, habitam na região próximo do anus, causando prurido anal intenso. Como os vermes fêmeas depositam ovos na região, a mão pode ser contaminada com os ovos ao coçar.
No verão é comum observar a contaminação pela giardia, um protozoário muito relacionada com água contaminada. A giardíase pode causar dor abdominal e diarreia intensa, nos casos graves a criança pode evoluir com mal absorção de nutrientes e desnutrição.
Ameba é outro protozoário que pode causar diarreia e desnutrição, é uma causa considerável de abscesso hepático nas regiões com condição de higiene precária.
As crianças que apresentam imunodeficiência primária ou adquirida, em uso prolongado de corticosteroides são mais vulneráveis as parasitoses intestinais como estrongiloidíase e criptosporidíase.
O diagnóstico de parasitose intestinal necessita de exame parasitológico de fezes, o ideal é mais de uma amostra, o tratamento específico está relacionado com o resultado do exame. A falta de tratamento pode causar anemia, mal absorção de nutrientes e até desnutrição.