News

8 fatos surpreendentes sobre recém-nascidos

Por mais que você tenha se preparado para o nascimento do bebê, os primeiros meses são cheios de descobertas inesperadas. Confira 8 fatos surpreendentes sobre recém-nascidos:

1. O CHORO DELES TEM SOTAQUE…

O choro do bebê que nasce em São Paulo não é o mesmo do que nasce em Pequim. De acordo com pesquisadores da Universidade de Wurzburg, por volta da 23ª semana de gestação, o bebê começa a ouvir a voz da mãe e outros sons do ambiente e no último trimestre se familiariza com a língua materna. Por isso, depois que nascem, os bebês exibem padrões melódicos de choro diferentes, influenciados pelos sons e variações mais utilizados na língua da mãe.

2. … MAS NÃO TEM LÁGRIMAS

Os dutos lacrimais dos recém-nascidos só se desenvolvem completamente por volta do primeiro mês, então, até lá, eles choram sem lágrimas.

3. ELES TÊM OLHOS IMENSOS

Os olhos de um recém-nascido já tem 75% do tamanho dos de um adulto, porém, eles não enxergam bem. Logo após o nascimento, eles só conseguem ver objetos que estão bem próximos, de 20 a 30 cm de distância e mesmo assim com pouca nitidez e em preto e branco. Por volta dos 2 meses, as cores começam a aparecer, sendo que a primeira delas é a vermelha. Aos 2 anos, o bebê é capaz de enxergar de perto, identificar cores e detalhes.

4. ESTÔMAGO MINÚSCULO

O estômago de um recém-nascido é do tamanho de uma avelã, o que explica, em parte, porque eles precisam ser frequentemente amamentados. Simplesmente não há espaço para absorver todos os nutrientes de que necessitam ao longo do dia de uma única vez!

5. CABEÇAS EM FORMA DE CONE

Essa vale especialmente para os pequenos que vieram ao mundo por meio de um parto natural. A passagem pelo canal vaginal pressiona o pequeno crânio do bebê, que é muito maleável, o que faz com que a cabeça nasça com formatos “esquisitos”. Com o passar do tempo, geralmente, ela fica arredondada.

6. ELES TÊM UM LADO PREFERIDO PARA VIRAR A CABEÇA

Em um estudo da Universidade de Washington com 79 recém-nascidos, todos os participantes demonstraram ter uma preferência de lado para virar a cabeça, sendo que uma pequena maioria 51,77% preferiu o lado direito. Apesar de ter uma preferência ser normal, não é comum que seja severa, portanto, consulte o pediatra, se seu bebê mantem a cabeça virada apenas para um dos lados pela grande maioria do tempo.

7. TANTO MENINOS, QUANTO MENINAS PODEM NASCER COM PEQUENOS SEIOS

Dentro do útero, os bebês são expostos aos hormônios que estimulam o crescimento e a secreção de leite no organismo materno e eles podem ter uma ação similar no feto. Por isso, os bebês nascem com seios maiores do que terão depois de alguns meses e, em alguns casos, podem até secretar leite.

8. AS PRIMEIRAS TROCAS DE FRALDA SÃO UMA CAIXINHA DE SURPRESAS

Recém-nascidos têm excesso de fluido em seus corpos o que pode fazer com que seus genitais fiquem um pouco inchados nos primeiros dias. As meninas especificamente, podem liberar um corrimento branco ou mesmo ter uma minimenstruação por causa dos hormônios maternos que absorveram. Um médico deve ser consultado se seu filho ainda tiver genitais inchados alguns dias depois do parto ou se sua filha ainda apresentar corrimento ou leve sangramento depois de seis semanas.

Fonte: Revista Crescer

 
 
 

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.