News

7 respostas sobre vacina de meningite B

Recentemente, pais de crianças e adolescentes têm discutido muito sobre a vacinação contra a meningite B. Alguns casos da doença têm assustado pela gravidade, embora não haja um surto no Brasil. A seguir confira respostas para perguntas frequentes sobre o assunto:

Como é a reação à vacina da meningite B?
A vacina contra a meningite B é um das mais reatogênicas. Foi verificado que a febre e reação (dor) no local usualmente duram de 24h a 48h. Normalmente, a febre começa nas primeiras 6 horas após aplicação. A medicação (paracetamol ou dipirona) pode ser usada de 6 em 6 horas ou de 8 em 8 horas, de acordo com a recomendação do pediatra do seu filho, que irá indicar a dosagem adequada. O que foi verificado é que quando a criança tom a vacina de meningite B junto com outra vacinas, uma em cada coxinha, por exemplo (vacinação concomitante), há maior reação adversa. Então, prefere-se fazer essa vacina isolada.     

Qual a diferença da vacina de meningite oferecida pelo SUS e na rede privada?
O SUS dá gratuitamente somente a vacina de meningite do tipo C, que é o sorogrupo mais frequente no Brasil. Já no sistema privado, há uma vacina para os tipos C, A, W e Y. No país, os sorogrupos W e Y circulam numa menor proporção (em torno de 10% dos casos). E existe outra vacina, que é especificamente contra o meningococo tipo B.

Por que só no sistema privado há vacina contra a meningite B e no SUS não?
O governo, quando desenvolve uma estratégia de prevenção, aplica os recursos disponíveis no tipo mais frente da doença no país, para diminuir o número de casos. E, realmente, desde que a vacina para o meningococo C foi introduzida, em 2010, foi muito efetiva a redução do número de casos em bebês.

Então a meningite B é uma doença pouco comum no Brasil?
A meningite C é a mais frequente. O sorotipo B aparece em segundo lugar no Brasil, seguido do W e do Y.

Devo vacinar o meu filho contra meningite B?
O governo já oferece uma vacina muito boa contra meningite C. Mas, para quem tem condições, vale a pena fazer uma complementação com a vacina para a meningite B na rede privada.

Como é o esquema de aplicação da vacina contra meningite B?
Varia de acordo com a idade. A Sociedade Brasileira de Imunizações sugere a 1ª dose aos 3 meses, 2ª dose aos 5 meses, 3ª dose aos 7 meses e um reforço entre 12 a 15 meses. Se o início de vacinação acontecer a partir do 11º mês de vida, são 2 doses com intervalo de 2 meses.

Qual é o valor da vacina de meningite B?
O preço muda de acordo com a região, mas, em média, fica em torno de R$ 550.

Fonte: Revista Crescer

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.